Resenhas, Dicas De Estudos, Vlogs, Motivação e Muito Mais...
Análise Da Música ''Alô, alô Marcianos'' - Elis Regina
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
QUEM É ELIS REGINA?
Elis Regina Carvalho Costa foi uma cantora brasileira. Conhecida pela competência vocal, musicalidade e presença de palco, é considerada por muitos críticos a melhor cantora popular do Brasil enquanto em vida. Foi a primeira grande artista a surgir dos festivais de música na década de 1960 e descolava-se da estética da Bossa Nova pelo uso de sua extensão vocal e de sua dramaticidade. Inicialmente, seu estilo era influenciado pelos cantores do rádio, especialmente Ângela Maria. Para muitos, a melhor cantora brasileira de todos os tempos, foi aclamada tanto no Brasil quanto internacionalmente, e comparada a cantoras como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Billie Holiday.
***
O QUE É 'ALÔ, ALÔ MARCIANO'?
“Alô, Alô Marciano! Aqui quem fala é da Terra!” A música “Alô, Alô Marciano”, um dos maiores sucessos do repertório de Elis Regina, foi uma encomenda feita pela cantora ao casal Rita Lee e Roberto de Carvalho. Elis não queria uma música qualquer, ela pediu para que a letra tivesse a personalidade do casal. Com a composição em mãos, caprichou na interpretação irreverente, com seu estilo próprio. A aproximação entre as duas cantoras se deu em 1976, em plena Ditadura Militar, quando Rita Lee foi presa. A única artista a visitá-la na prisão foi Elis Regina, sensibilizada pela sua gravidez na ocasião.
A letra é peculiar, como uma conversa entre um terráqueo e um extraterrestre. Fala sobre a dificuldade que é viver no planeta Terra, com tanta desigualdade e desentendimento por todos os lados. Mas serviu mesmo como um recado aos “terráqueos” que acreditavam que a situação no Brasil estava perfeita, conforme percebemos na ironia de Elis ao retratar a tal “High Society” brasileira, alienada aos reais problemas existentes, vivendo suas vidas despreocupadamente em meio ao luxo. Sua letra continua muito atual. Entrou para o disco “Saudade do Brasil”, lançado pela WEA em 1980. Rita Lee fez uma versão da mesma canção em 1991 para seu álbum “Rita Lee em Bossa´n´Roll”, disco ao vivo que marcou o fim da parceria entre ela e Roberto de Carvalho.
''Alô alô Marciano
Aqui quem fala é da Terra
Pra variar, estamos em guerra
Você não imagina a loucura
O ser humano tá na maior fissura porque
Tá cada vez mais down in the high society''
A música começa com a identificação de Elis no planeta que vive e falando para o maciano a atual situação que o planeta se encontra. A palavra “fissura” é tomada de empréstimo
para sublinhar também o sentido de loucura, pressão, e até mesmo de ruptura
por parte de um personagem até então anestesiado pela boa vida da alta
sociedade, marcado pelo termo ''down in the high society''. ( Abaixo Da Alta Sociedade) Vamos entender abaixo o que significa isso!
''Down, down, down
In the high society
Down, down, down
In the high society
Down, down, down
In the high society
Down, down, down''
Esse termo em inglês que significa ''Abaixo da alta sociedade'', refere-se a alta sociedade e as suas típicas figuras centrais,
brigando por espaço, reconhecimento e poder, além de ser uma forte crítica a desconstrução da alta sociedade, que nos passa a visão de ser pessoas nobres e sinceras quando na verdade são fúteis e esnobes.
''Alô alô marciano
A crise tá virando zona
Cada um por si todo mundo na lona
E lá se foi a mordomia
Tem muito rei aí pedindo alforria porque
Tá cada vez mais down in the high society''
Em seguida o marciano recebe a informação que a crise está virando zona (está cada vez mais maior), mais não a crise na sociedade comum, mais na tão aclamada, fina e alta sociedade, que perde espaço de seus privilégios, levando todos a agirem por si só, fazendo todo mundo ir à lona ou ficar muito mal. E seguido de um deboche dos que outrora foram grandes mais agora precisam de favores de menores pois, já estão abaixo do que costumavam ser! Na atualidade os escândalos políticos e as diversas facetas dos representantes podem justificar esses versos.
''Down, down, down
In the high society
Down, down, down
In the high society
Down, down, down
In the high society
Down, down, down''
(REPETIÇÃO 1)
''Alô alô marciano
A coisa tá ficando ruça
Muita patrulha, muita bagunça
O muro começou a pichar
Tem sempre um aiatolá pra atola Alá
Tá cada vez mais down in the high society''
Nesse verso Elis adverte ao marciano que a coisa ficou 'ruça',a palavra que, também segundo o Houaiss, tem como significado “cheio de adversidades, de dificuldades; complicado, perigoso, apertado” é “ruço”, com 'c cedilhado', além de haver muita repreensão e muita confusão entre pessoas do poder e pessoas que exigem mudança, já que tal música foi composta em um período onde expressa-se livremente era proibido. E afirmando nas últimas frases que sempre tem um conceito religioso (distorcido ou não) para afunda Alá (Deus).
''Down, down, down
In The high society
Down, down, down
In the high society
Down, down, down
In the high society
Down, down down''
(REPETIÇÃO 2)
''Alô alô marciano
Aqui quem fala é da Terra
Pra variar estamos em guerra
Você não imagina a loucura
O ser humano tá na maior fissura porque
Tá cada vez mais down in the high society
Down, down, down
The high society
Down, down, down
The high society''
(REPETIÇÃO 3)
''Ui, gente fina é outra coisa, entende?
Down, down, down
High society
Down, down, down, down, down
High society''
Debochando Mais uma vez não sóm da etiqueta, mais como a alta sociedade parece tão sem defeitos e perfeitas, seguindo o pensamento de sua decadência
''Hoje não se fazem mais countries como antigamente, não é?
High society, high society, high society, high society
Down, down, down
High society
Down, down, down, down down
High society''
Não se fazem mais pais como antigamente, ainda bem!Os tempos mudam e mudam as coisas, algumas para melhor. Mais a conquista de direitos cresce a cada dia. Elis critica aqui a forma como muitos querem o poder e usurpar as pessoas como nos tempos remotos.
''Ai que chique é o jazz, meu Deus
Down, down, down
High society
Down, down, down
Ah, Deus''
Elis considera o Jazz algo chique já que, a época do jazz foi um momento 'selvagem' da história que mudou a forma como nos vestimos e até mesmo como vivemos até hoje.
- IMAGEM DA INTERNET - Olá pessoal, sejam todos bem-vindos(as) ao blog, me chamo Lucas Camilo, escritor do blog e hoje trago um post motivacional para você ou posso considerar até mesmo um desabafo. Espero que gostem, não esquece de inscrever-se no blog para não perder as novidades e compartilha com amigos, talvez eles vão gostar! Enfim... Vamos ao post. *** A metamorfose é um processo físico e ou psicológico pelos qual os seres vivos precisam passar para se desenvolver, é notório que na medida que vamos crescendo nossos sonhos vão mudando, nosso objetivos vão se adaptando as novas formas de ver a vida em que vivemos. Através das metamorfoses, nós vamos nos conhecendo, aprendendo a aceitar nossas diferenças e a lidar com as opiniões ao nosso redor, não se tornando perfeito, mais se desconstruindo a cada dia e reconstruindo-se em seguida. Atualmente, eu não me vejo como uma borboleta, ainda não posso voar como eu queria, desfrutar da doce s...
- LOGO DO BLOG - Olá Pessoal, sejam todos bem - vindos (as) ao meu blog, me chamo Lucas Camilo. Não esquece de Inscrever-se no blog para ficar atento e sempre que tiver novas coisas por aqui. Hoje quero conversar um pouco com vocês sobre meus objetivos aqui no blog, falar um pouco sobre eu e fazer um pequena introdução de boas-vindas. Primeiramente muito obrigado se você está lendo até aqui, sua participação é algo muito importante não só para as estatísticas do blog, mais para nosso engajamento e crescimento pessoal e mutuo. Como já falei antes, me chamo Lucas Camilo, tenho 19 anos, amo livros e gosto muito de escrever, sou fascinado por gatos, meus passatempos favoritos são conversar, assistir filmes e séries quando não estou lendo, sou muito sonhador e gosto de ter pessoas companheiras ao meu lado. Um grande fã de música clássica, Rock e Pop. Sobre o blog, eu já havia escrito para alguns antes, mais ele nasceu de maior par...
Comentários
Postar um comentário